Resíduos sólidos e efluentes
Pesquisamos em algumas empresas do nosso município para podemos identificar o que as empresas fazem para combater a poluição do solo, atmosfera, recursos hídricos, e também a importância para o desenvolvimento econômico para o meio ambiente.
Quais os impactos causados pelas empresas, qual a sua alternativas para amenizar os impactos ambientais, que tipo de tratamento pode ser aplicado em relação ao efluente e o resíduo sólidos. Pois atualmente, há em todos os segmentos da nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, por que a cada dia que passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, e o pior de tudo isso somos nós seres humanos responsável por esse grande mal. O homem de forma inconseqüente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse planeta.
Numa visão holística e mais abrangente a Educação Ambiental ou Educação Sanitária se alicerça na concepção de um planejamento que visa resultados positivos, benéficos e uma eficiente Política de Gestão Publica dos serviços de saneamento básico que podem ser entendidos como o serviço de abastecimento de água esgotamento sanitário, drenagem urbana, coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos (lixo).
Pois a consciência dos possíveis impactos para o solo, atmosfera ou cursos hídricos que podem ser gerados pela execução da atividade se faz presente contudo, as empresas tem como embasamentos que os impactos são de forma mais positivas do que negativas, e acreditam que com alguns manejos corretos podem amenizar alguns dos impactos ambientais.
O saneamento básico também tem a sua importância, entre os procedimentos podemos citar tratamentos de água, canalização e tratamento de esgoto limpeza publica de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (aterros sanitários regularizados) e materiais (reciclagem) com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores