Resíduos Sólidos Urbanos na Cidade de Treze Tílias-SC
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE TREZE TÍLIAS
CURITIBA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE TREZE TÍLIAS
Trabalho realizado pelos alunos Ademir Azzi Júnior, Rodrygo Otávio Toazza Rocco, Jean Lucas Canieli de Souza, Hélio Felipe Bortolan Thomaz, sob orientação do professor Miguel Mansur Aisse para a disciplina de estruturação sanitária das cidades.
CURITIBA
2014
Sumário
1. COLETA 3
1.1. Estimativa do volume de produção de lixo 3
2. ATERRO SANITÁRIO 5
2.1. Localização 5
2.2. Cálculo do volume 6
2.3. Cálculo da área 9
3. COMPOSTAGEM 10
3.1. Localização 10
3.2. Cálculo da área 10
4. REFERÊNCIAS 12
1. COLETA
1.1. Estimativa do volume de produção de lixo
Nos últimos dez anos, a população brasileira aumentou quase dez por cento, enquanto que o volume de lixo teve o dobro de alta (cerca de vinte por cento). Esta ascendência na produção do lixo se deve ao fato do crescimento da classe C. Quanto mais recursos uma pessoa adquire, mais lixo ela irá produzir. O problema é que o lixo elevado deve caminhar concomitantemente com o destino adequado, o que não ocorre no Brasil.
Exemplo claro deste dado é, em 2012, dos cem por cento produzidos de lixo, cerca de quarenta por cento teve destino inadequado, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Albrelpe). Outro dado interessante, foi que a produção de lixo brasileira passou de 955 kg para 1,2 kg em menos de cinco anos, apontou a Albrelpe.
No que tange a cidade de Treze Tílias-SC, foi estimado uma produção de lixo por habitante por dia no presente trabalho de 1kg. Este valor, abaixo da média nacional, foi adotado por se tratar de uma cidade pequena, mas com grande fluxo de pessoas, população temporária, devido ao turismo.
O volume foi obtido por meio da utilização da densidade do lixo