Resíduos solidos
Nome: Raquel Lopes Macieira
Turma: Meio Ambiente 04
Curso: Vitec
Tratamento de Resíduos
Tipos de Resíduos e Métodos de Tratamento
• Resíduo – qualquer substância ou objeto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. A produção de resíduos é causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico das sociedades.
Tipos de Resíduos e Métodos de tratamento:
• Resíduos Sólidos Urbanos – são correntemente designados lixos. Incluem resíduos domésticos, industriais e hospitalares. Podem causar poluição da água, do solo ou da atmosfera. o Aterros Sanitários – instalações onde são depositados resíduos compactados, acima ou abaixo da superfície do terreno.
Os aterros sanitários devem ser construídos em locais com características geológicas adequadas e são revestidos com materiais impermeáveis, como argila ou plástico, que previnem a infiltração no solo de substâncias lixiviadas.
As substâncias lixiviadas (quando a água das chuvas se infiltra, dissolve substâncias químicas e arrasta-as consigo) são recolhidas e enviadas para uma estação de tratamento e os gases produzidos pelas bactérias decompositoras (biogás) podem ser utilizados na obtenção de energia.
Após estarem lotados, os aterros são selados, ou seja, tapados com uma cobertura de plástico e de terra que permite o desenvolvimento de plantas que diminuirão o impacto paisagístico.
Principais vantagens:
construção rápida;
baixos custos de manutenção;
grande capacidade.
Principais desvantagens:
requer grandes áreas de implantação;
possibilidade de contaminação de águas subterrâneas. o Incineração – combustão de resíduos a altas temperaturas, que, assim, se reduzem a cinzas e gases. Co-incineração – incineração nos fornos das cimenteiras.
Principais vantagens:
grande redução do volume de lixos;
pequena área de implantação;
as partículas