Resíduos na construção civil
RESUMO
O presente artigo tem como abordagem geral informar e discutir os métodos de reciclagem de materiais utilizados na área da construção civil, abordando questões sobre sustentabilidade ambiental, incluindo variáveis como uso de fontes alternativas de energia, coleta e destinação final e a reintrodução de resíduos sólidos e entulhos de construção, citando os tipos de lixo e separação de materiais, vantagens e desvantagens do processo de reciclagem, além das alternativas de reaproveitamento dos resíduos gerados na construção civil, sua importância na sociedade e a viabilidade de investimentos no processo de reciclagem.
Palavras-chave: Resíduos. Entulho. Reciclagem. Meio ambiente.
A grande quantidade de resíduos gerados pela humanidade só tende a aumentar ao longo dos anos, o que pode ocasionar escassez e esgotamento dos recursos naturais, como também a poluição do ar, da água e do solo. Na área urbana, a questão dos resíduos sólidos é considerada um dos problemas mais sérios enfrentados na atualidade. Por isso, buscam-se cada vez mais alternativas para converter este problema. Uma alternativa que se tem buscado é a reciclagem, transformando esse material em produtos comerciais que possam ser novamente utilizados e, com isso, gerar maior sustentabilidade social e ambiental. A reciclagem resume-se em reintroduzir os resíduos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos, reelaborando-os e gerando um novo produto idêntico (ou não) ao de origem. Como é um processo que absorve muita energia, a reciclagem é a última alternativa no reaproveitamento de materiais.
A reciclagem é necessária em duas ocasiões: quando há uma demolição ou na própria construção. No primeiro caso, quando uma construção está para ser demolida é necessário criar um planejamento do processo de demolição. A demolição seletiva para a reciclagem consiste na diferenciação integral dos resíduos sólidos para a alteração da destinação adotada na reciclagem a fim de