RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
JORDANA PAIVA DA PAZ
JULIANA SILVA REIS
NARCISO NASCIMENTO DOS SANTOS
PAULO ROBERTO FONSECA dos santos
ROSEANE ÂNGELA DOS SANTOS
DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS causados pela EMPRESA construFORMAS
Ilhéus-BA
2014
JORDANA PAIVA DA PAZ
JULIANA SILVA REIS
NARCISO NASCIMENTO DOS SANTOS
PAULO ROBERTO FONSECA dos santos
ROSEANE ÂNGELA DOS SANTOS
DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS causados pela EMPRESA construFORMAS
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para disciplina Economia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental, Recursos Naturais e Fontes de Energia e Seminário.
Ilhéus
2014
1. INTRODUÇÃO A geração dos Resíduos Sólidos Urbanos tem apresentado um aumento significativo em conseqüência do crescimento populacional e do avanço no processo de urbanização dos municípios, fato que contribui diretamente para a geração de um grande volume de Resíduos da Construção Civil (RCC).
A indústria da construção civil representa uma das atividades do desenvolvimento econômico e social mais importante da atualidade, contribuindo com cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional (ROTH,2008) além disso, é importante ressaltar que este setor figura-se como maior empregador da economia nacional, gerando aproximadamente 3,92 milhões de empregos (CONSTRUBUSINESS, 2006). No entanto esse segmento também é responsável por inúmeros impactos ambientais, gerando significativo volume de resíduos sólidos, que supera os resíduos domiciliares, comerciais, hospitalares, de podas e varrições.
Os RCC são popularmente conhecidos por entulhos, e estes quando são lançados no meio urbano, causam grandes impactos para a população de ordem ambiental, econômica, além dos custos sociais envolvidos. Este problema é resultado da ausência de políticas que priorizem a gestão desses resíduos, incluindo a