Resíduos da Construção Civil
FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM DE TEÓFILO OTONI
TEÓFILO OTONI - MG
RELATÓRIO RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL - EM TEÓFILO OTONI - MG
TEÓFILO OTONI - MG
2014
RELATÓRIO RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL - EM TEÓFILO OTONI - MG
Trabalho de Graduação apresentado à disciplina construção civil ll do Curso de Engenharia Civil - 7º período das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial aprovação na disciplina.
Prof.
TEÓFILO OTONI - MG
2014
O QUESTIONARIO DEVE CONTER OS SEGUINTES ITENS!
1) Instrumentos para a política de resíduos 2) Programas 3) Coleta e triagem 4) Tratamento e disposição
Resumo
Na construção civil tem-se procurado mecanismos por meio de novas técnicas que possibilitem viabilizar a sustentabilidade dessa atividade produtiva, respeitando às questões ambientais e a tendência de escassez dos recursos naturais. A indústria da construção civil tem buscado na reciclagem dos resíduos de construção e demolição (RCD) uma forma de atenuar o impacto ambiental e buscar uma fonte alternativa de matéria-prima.
Para a compreensão da situação precária de gestão de resíduos sólidos no Brasil, uma abordagem que vá além da mera utilização das técnicas se faz necessária. Ao considerar as questões conceitual e organizacional dos sistemas de limpeza pública, deixa a desejar. Dentro de um contexto mais amplo de análise de elementos que permitiriam uma gestão sustentável dos resíduos sólidos, a influência da percepção que os tomadores de decisão locais têm. Mostra-se que seu despreparo compromete a própria concepção dos serviços e seu funcionamento, e limita as possibilidades de eficiência e de sucesso.
A partir de dados obtidos num levantamento em 8 cidades médias de Minas Gerais (Curvelo, Ituiutaba, Ouro Preto, Pará de Minas, Passos, Sabará, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni), discute-se a