Resuno do livro a arte de ensinar
Na visão de Perissê os professores são verdadeiros atores nos palcos das escolas. Eles têm o papel principal, são mestres e mentores. Eles entram em cena com o conhecimento.
Os alunos são telespectadores onde irão despertar com alegria de estudar, os professores abrirão horizontes inusitados para eles. Os professores com seus talentos artísticos comunica sua paixão profissional, onde o palco escolar se transforma em espaço aberto para que todos o vejam como o artista do ensinar e do aprender.
Fazer um ensino como espetáculo, pois nos abre os olhos diante de um quadro, de um panorama. Espetáculo porque excepcionalmente vistoso. Ensino eficaz e verdadeiro de tal modo que uma pessoa pudesse dizer: ”Essa aula foi um espetáculo!”
Se precisar ensinar seja o que for, nada como ter vivido na prática o que em geral temos que expor com palavras, mas palavras vivas.
Conhecer e co-nascer mergulhar no conhecimento impregnar-se, encharcar-se, embeber-se, renarcer continuamente com o conhecimento adquirido e renovado. Sem achar que isso é sua obrigação. Não pode considerar-se ator, aquele professor que da aula com rapidez e muitas vezes com rispidez, com a sensação de estar pisando em brasa. O que julgar saber um pouco mais do que sabe os seus alunos, certo que a qualquer momento o que disser, já estará ensinando aos pobres estudantes. O professor presente disposto a ouvir os alunos saberá conquistar sua atenção e até que eles anotem em seus cadernos. A palavra do mestre tem força de persuasão que irá derrubar a quarta barreira imaginária que fica entre o atos e o seu público. Agindo dessa forma o professor não irá queixar-se de falta de atenção dos alunos, nem tão pouco humilhado e frustrado com a falta de respeito dos mesmos.
O professor deve tomar cuidado para não tomar cuidado para não se tornar-se um “professor materialista”, ou seja, ficar igual a um “papagaio” repetindo tudo o que está na cartilha, com isso ele corre um risco de