ResumoTratamento Pintura
2241 palavras
9 páginas
TRATAMENTO DE SURPERFICIE E PINTURACapítulo 1: Preparação de superfície do aço
1.1 Preparação de superfície do aço.
A limpeza elimina os materiais estranhos como contaminantes, que podem prejudicar a aderência da nova tinta. A rugosidade aumenta a superfície de contato e também ajuda a melhorar esta aderência.
1.1.1 Contaminantes
Os contaminantes são classificados de acordo com sua natureza,
Óleos ou graxas
Suor
Compostos solúveis
1.1.2 Carepa de laminação
É um contaminante muito especial, pois o aço já sai da siderúrgica com uma camada de óxidos de ferro formada na superfície do metal no processo de laminação a quente.
A carepa recentemente formada tem as seguintes características:
È aderente
É impermeável
É dura
É lisa
E pode apresentar espessuras de 15 até vários milhares de micrometros
Se compararmos a carepa com uma camada de tinta vemos que a tinta apresenta flexibilidade suficiente para acompanhar os movimentos da base sem se trincar, já a carepa não possui flexibilidade e não acompanha do aço sobre a qual foi formada e a carepa tem uma superfície muito lisa que há dificuldade de aderência da tinta.
A carepa deve ser removida completamente antes da pintura inclusive a carepa dos cordões de solda, formada pelo intenso calor gerado na operação.
1.1.3 Limpeza por ferramentas manuais
1.1.3.1 Lixamento manual
É feito com lixas a prova de água, o movimento deve ser circular e cobrir toda a superfície a ser limpa.
As lixas mais usadas são a 40, 60, 80, 100, 120, 180, 220 e 400. As de numero mais grosso como a de 40 e 60 servem para retirar ferrugem e carepas desde q o abrasivo seja carbureto de silício ou de oxido de alumínio. As de numero 120 e 180 servem para dar uma boa limpeza e produzem uma rugosidade ideal para aderência das tintas. Já as de numero 180 ou 220 são usadas para dar um acabamento perfeito. As de 400 serve para possibilitar a aderência entre as demãos das tintas.
1.1.3.2 Escovamento manual
São escovas de madeira com cerdas de aço que