ResumoTestagemPsicol gica
375 palavras
2 páginas
Resumo Acadêmico Livro Fundamentos da Testagem Psicológica
Introdução aos Testes Psicológicos e Seus Usos
Susana Urbina,Editora Artmed, 1ª edição, 2007, cap. 1.
Neste primeiro capítulo, autora relata o desenvolvimento dos testes psicológicos e as funções dos seus diversos tipos. O texto apresenta informações centrais sobre o desenvolvimento dos processos utilizados na construção de instrumentos. As informações apresentadas também remetem à necessidade do uso de testes de forma ética e responsável, considerando seus propósitos e limites.
Os testes psicológicos são um procedimento sistemático para a obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões, caracterizam-se por planejamento, uniformidade e meticulosidade. Para serem úteis, os testes devem ser objetivos e justos e passíveis de demonstração.
São produtos comercializados e usados primariamente por psicólogos e educadores profissionais. Em relação aos usos atuais dos testes psicológicos, a primeira e mais importante modalidade de uso dos testes ocorre no processo pragmático de tomada de decisões a respeito de pessoas, sejam indivíduos ou grupos. A segunda em termos da frequência e longevidade está na pesquisa científica sobre fenômenos psicológicos e diferenças individuais. O uso mais recente e menos desenvolvido dos testes ocorre nos processos terapêuticos de promoção ou autoconhecimento e do ajustamento psicológico.
Os resultados dos testes são avaliados e recebem escores, algum sistema numérico ou categórico é aplicado aos resultados seguindo regras preestabelecidas. Não deve haver dúvidas sobre quais são os resultados de um teste. Os testes que avaliam habilidades, conhecimentos ou qualquer outra função cognitiva serão referidos como testes de habilidade, e todos os outros serão denominados testes de personalidade. Os testes de personalidade são instrumentos cujas respostas não são avaliadas como certas