Resumos
Bildung: What’s left? An analysis of Max Weber’s Science as Vocation
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS
Universidade Federal de Uberlândia | UFU
RESUMO: Por meio de uma análise de Ciência como vocação, de Max Weber1, pretende-se compreender se as premissas intelectuais do ideal da Bildung permanecem na era da especialização. Ao invés de usar a idéia de universalidade, Weber insiste em que a clareza pode cumprir uma das funções da Bildung: um alerta contra a instrumentalização do saber e a concomitante fundação de sua autonomia. Para tanto, o estudo destacará três perguntas encontradas no texto de Weber que lidam com temas cruciais, como: especialização, progresso e significado da ciência na vida contemporânea.
Palavras-chave: Bildung; especialização; progresso científico; ciência alemã.
116
ABSTRACT: By analysis of Max Weber’s Science as vocation, this work aims to understand if the intellectual premises of the Bildung ideal endure in the age of specialization. Instead of using the idea of universality, Weber insists that clarity might accomplish one of the functions of the Bildung: an alert against instrumentalization of knowledge and the concomitant foundation of its autonomy. In order to achieve this goal, the study detaches three questions which can be found in Weber’s own text, which deals with crucial issues, such as: specialization, progress and meaning of science in contemporary life.
Key words: Bildung; specialization; scientific progress; German science.
Introdução
O que significa ser um especialista? O termo pode tanto comportar um elogio – uma vez que atribui distinção a alguém cujos esforços o fizeram se diferenciar do leigo e do senso comum – como carregar um sentido depreciativo – ao se referir àqueles pesquisadores que nada sabem além de seu tema e sua maestria não se espelharia em demais assuntos. E é essa conotação pejorativa que podemos
encontrar