Resumos
Sofistas -> “Arte de Bem Falar” – convencer os outros (mentem em vez de dizer a verdade para convencer os outros).
Filósofos – procurar a verdade (aparecem contra os sofistas e valorizam a dúvida).
A organização politica da Grécia centrava-se na cidade-estado (polis- organização comum na Grécia Antiga, significa cidade independente, com governo próprio e autónomo), daí que os filósofos como Sócrates e Platão se tenham empenhado na busca de respostas para as questões centrais na vida dos cidadãos:
Exs.: O que é a justiça? O que é o bem? O que é viver com virtude? O que é a verdade? Ao longo do tempo, várias outras questões foram alvo da curiosidade e investigação dos filósofos, abrangendo áreas tão diversas como a matemática, a física, a astronomia, a ciência, a moral, os costumes, a cultura e, mais recentemente a ecologia. A Filosofia tornou-se um saber que, de forma pioneira, procurou, ao longo da historia, encontrar respostas para as mais variadas inquietações humanas, constituindo-se assim como um conhecimento extremamente abrangente. No entanto, esta abrangência, apesar de representar uma mais-valia, traz consigo baraços no que respeita a sua definição. No caso da Filosofia, é impossível estabelecer de forma definitiva dada a sua extensão. O seu objetivo de estudo está vivo, evolui e transforma-se de acordo com as suas mudanças históricas. Por estas razoes, definir a Filosofia através da delimitação do seu objetivo de estudo é uma tarefa impossível.
Compreender o sentido etimológico da palavra Filosofia: Origem etimológica da palavra filosofia: philo+sophia (philo, de philia=amor/amizade/adoração; sophia=sabedoria), isto é, amor/amizade pela sabedoria. Sábio (aquele