Resumos para Exame Nacional (10º/11º)
Resumos do 10º ano de Filosofia
• Rede conceptual da acção
Distinção de acção e acontecimento
O que um agente faz é uma acção. O que lhe acontece é um mero acontecimento. Distinção entre voluntário e involuntário
Os actos voluntários têm uma intenção, os involuntários não.
Distinção entre deliberação e decisão final
A deliberação é o acto de reflectir sobre um assunto de forma a tomar uma decisão final.
A decisão final é o resultado do processo de deliberação.
• Determinismo e Liberdade da acção humana
Problema da relação entre determinismo e livre arbítrio:
O determinismo é uma ideia que consiste em que tudo o que acontece neste universo é causado ou determinado por acontecimentos anteriores.
Os que negam o determinismo diz-se que são indeterministas. Por outro lado, os seres humanos são dotados de livre arbítrio, isto é, vontade livre, pelo qual podem tomar decisões e uma determinada causa não gera obrigatoriamente um gerando um conflito entre estas duas ideias pois o ser humano não poderia ter livre arbítrio se tudo o que acontecesse fosse determinado posteriormente.
O determinismo radical defende que todas as nossas escolhas e acções são determinadas por causas anteriores e, visto isso, não podemos ser moralmente responsabilizados pelas nossas acções.
O libertismo rejeita o determinismo e considera que há acções livres. Se agimos de uma certa forma podíamos ter agido de outra.
Os defensores do libertismo e do determinismo radical concordam em que o determinismo é incompatível com a liberdade e a responsabilidade moral. Os libertistas são também incompatibilistas. Mas se os deterministas radicais consideravam que a crença no determinismo é verdadeira e a crença no livre arbítrio falsa, os libertistas consideram que a crença no determinismo é falsa e a crença no livre arbítrio verdadeira. Há uma outra forma de determinismo a que se convencionou chamar determinismo moderado ou compatibilismo.