Resumos Para Economia A 10 1
3- A produção de bens e de serviços
3.1- Bens- Noção e classificação
Bens- Bem é tudo o que é utilizado para a satisfação direta ou indireta de uma necessidade humana.
Bens económicos
- bens matérias (designados por bens) bens imaterias (designados por serviços)
- bens de produção bens de consumo
- bens duradouros/não perecíveis bens não duradouros/perecíveis
- bens complementares bens substituíveis
Quanto á natureza
De acordo com este critério, os bens podem ser considerados: bens materiais- trata-se de bens em que é possível descrever as sua características físicas, como a dimensão ou o peso. São exemplos deste tipo de bens os livros, os casacos ou os automóveis.
Bens imaterias- também designados por serviços; trata-se neste caso de funções desempenhadas por um individuo, ou grupos de indivíduos, como o caso do professor, do médico ou do mecânico de automóveis.
Quanto á função desempenhada
De acordo com este critério, os bens podem ser considerados como: bens de produção- neste caso, trata-se de bens que são utilizados na produção de outros bens. É o caso de farinha utilizada na produção de pao, ou do tecido utilizado no fabrico de casacos;
Bens de consumo- trata-se, neste caso, de bens que são utilizados direta e imediatamente na satisfação das necessidades. O pão que comemos ao pequeno- alomoço ou a roupa que vestimos são exemplos de bens de consumo.
Quanto á duração
De acordo com este critério, os bens podem ser considerados: bens duradouros- que permitem várias utilizações sem que por isso percam as suas características. É o caso de um frigorifico, de um computador ou de um casaco.
Bens não duradouros- que permitem apenas uma utilização. Os alimentos que ingerimos constituem exemplos deste tipo de bens.
Quanto á relação que estabelecem com outros bens
De acordo com este critério, os bens podem ser considerados: bens substituíveis- neste caso, trata-se de bens que podem substituir outros para