resumos fq
Variação da temperatura da atmosfera com a altitude
Quanto maior for a altitude, menor será a temperatura. Na mesosfera, por exemplo, onde o ar é muito rarefeito e não existe praticamente actividade química, a temperatura aumenta com a altitude, por estarmos a aproximar-nos do sol (embora isso dependa do local e da estação do ano).
As zonas de fronteira tomam o nome de tropopausa, estratopausa, mesopausa e termopausa, significando os limites da troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera.
A variação da temperatura registada na troposfera, deve-se ao facto de a superfície da Terra aquecer as camadas de ar mais próximas. O ar quente, menos denso, sobe, permitindo que camadas de ar mais frio desçam, num movimento vertical de convecção. A temperatura na troposfera não depende apenas da altitude, mas também da latitude e longitude do local onde nos encontramos.
Outros fatores justificam a temperatura do nosso planeta, como o efeito de estufa. Deve-se, principalmente, ao vapor de água e dióxido de carbono existentes na atmosfera, que permitem conservar a energia em volta da Terra e impedem mudanças bruscas de temperatura. Os “gases de estufa” absorvem radiações emanadas da superfície da Terra e reenviam de novo essa radiação para a Terra, funcionando como uma espécie de cobertura isolada.
O efeito de estufa é uma característica natural que permite a vida na Terra. Pode ser modificada pelo Homem, prejudicando a qualidade de vida. A emissão exagerada para a atmosfera de certos gases produzidos na sequência da atividade humana tem vindo a aumentar o efeito de estufa, constituindo motivo de preocupação.
Propriedades dos gases
Uma mole de moléculas de água ( cerca de 6 x 1023 ) no estado liquido ocupa 18 cm3, mas o mesmo numero de partículas no estado gasoso, à mesma temperatura, ocupa 22,4 dm3, um volume cerca de 1244 vezes maior. Os gases têm, portanto, baixa massa volúmica.
A densidade do ar diminui com a