Resumos dos capitulos 7 e 8 de convite a filosofia - marilena chaui
CHAUÍ, Marilena. A vida política/As filosofias políticas. In Convite a filosofia - São Paulo:Ática, 2002. Pag. 267-283
Capítulo 7: A vida política
Apesar da palavra “política” ser bastante conhecida pelas pessoas, o seu significado ainda é um pouco confuso, pois a mesma pode ser entendida como uma atividade a ser executada por profissionais da área ou por toda a sociedade. Além desses significados e por conta do crescimento das atribuições conferidas aos governos, política também pode referir-se a maneira como grupos sociais (instituições públicas ou privadas, sindicatos, empresas etc.) definem sua direção, organização ou divisão do trabalho.
Numa conceituação vaga política pode ainda ter três definições principais. Na primeira definição, é a ação de governantes que devem administrar o poder publico influenciados pelo senso comum e que exige das pessoas obediência, podendo valer-se da força contra àqueles que forem considerados inimigos da sociedade. Num segundo sentido, refere-se à atividade realizada por profissionais – presidente, governadores, senadores, deputados, vereadores, prefeitos – que foram escolhidos, através do voto, para defender os interesses da população. E por fim, a definição mais utilizada pela sociedade, política como sinônimo de corrupção, como algo distante de nós. Os gregos entenderam política como à maneira pela qual toda a sociedade discute e decide ações que importam a todos os seus membros, no entanto, os inúmeros casos de corrupção praticados por políticos fizeram com que a população formasse uma idéia negativa da política, a entendendo como algo maléfico que só beneficia àqueles que detêm um poder maior, o que faz com que os direitos que nos foram garantidos não sejam reivindicados.
A palavra política vem da expressão ta politika, que por sua vez vem de polis. Polis é a cidade, entendida como uma comunidade organizada, formada por homens livres e iguais que detém igualdade perante a lei e o direito de expor suas