Resumos de Psicopatologia
Etimologia da palavra “psicopatologia”
Psico-pato-logia é composta de três palavras gregas: psychê = psique, psiquismo, psíquico, alma, mente pathos = sofrimento logos = lógica, discurso, narrativa, conhecimento.
Psicopatologia = um discurso, um saber, (logos) sobre o sofrimento, (pathos) da mente (psiquê).
O Normal e o Patológico
O “normal” enquadra-se, desta forma, nas normas. Normas que proporcionam ao indivíduo protecção, segurança e acolhimento, e, à sociedade, estrutura, enquadramento, limites, linhas de orientação para o comportamento, para a postura e para os valores.
Enquanto norma média, a norma pressupõe um comportamento relacionado com o que se tem de, o que se deve, se pode e é permitido fazer numa dada cultura e em relação a uma situação definida.
Dificilmente existe uma norma obrigatoriamente válida para a generalidade das pessoas de todas as culturas, que seja prática e útil […] A norma média varia consoante as várias culturas, os estratos sociais, as religiões e os diversos contextos. deve-se tomar em consideração não só o passado civilizacional-cultural, como também o subcultural, uma vez que há normas de clãs, famílias, de pessoas, de papéis e de situações que diferem entre si e consoante o âmbito funcional dos desempenhos. Para cada caso são válidas normas distintas, quer se trate da relação de casal, de famílias, na esfera privada extrafamiliar, na profissão, na relação com subordinados ou com superiores.
São designa o estado geral de uma pessoa. O conceito é ainda mais difícil de compreender em Psiquiatria do que o de norma.
“Sã é a pessoa que, sob determinadas circunstâncias, apesar da pressão exercida pelo sofrimento provocado por uma doença somática e/ou contra a pressão exercida pelo que é norma numa sociedade, atinge os objectivos da sua vida (a sua auto-realização), corresponde às exigências da sua própria essência (autenticidade) e do mundo, e é capaz de estar à