Resumos de Palestra Café com RH Macaé
• Desafios na avaliação dos riscos psicossociais do trabalhador - Risco e Segurança
Saúde e Segurança nas organizações – A empresa deve ter o mesmo olhar para a saúde e segurança, pois ambos são de extrema importância.
Resultado financeiro – Ambos quando ocorrem gera perda financeira e os gastos são enormes. E por isso deve ser feita regularmente uma avaliação de risco para ambas.
Deve-se ter um facilitador geral na área onde possa equalizar a saúde e segurança com o mesmo grau de importância dentro das organizações.
Prevenir contra a ocorrência de danos ao ser humano. Ver a coisa antes que aconteça e gerenciar os riscos para que o acidente e o adoecimento não venha a ocorrer.
As empresas devem cancelar fatores que podem gerar acidentes ou doenças, fazer um planejamento e a implementação de controles desses fatores. Avaliar a eficácia dos controles e corrigir eventuais falhas.
O perigo podemos descrever, mas o risco não. O risco é quantificável, temos que definir um percentual e fazer isso com foco na saúde do trabalhador.
Saúde ocupacional – Estuda a relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador. A empresa tem por obrigação promover a saúde e o bem estar do trabalhador, familiares e comunidade.
Saúde Psicossocial – Estudo, prevenção, orientação e conscientização dos distúrbios mentais (transtornos de percepção e comportamento).
Estados de Saúde Psicossocial
- Estar bem consigo mesmo.
- Estar confortável com as pessoas a sua volta.
- Controlar as tensões e as ansiedades.
- Manter uma perspectiva a respeito das coisas
- Sentir-se gratificado por coisas simples.
- Ser capaz de atingir objetivos
- Ter postura de respeito e apreço pelos outros.
Gerenciamento dos riscos para a saúde psicossocial no trabalho - desafios
- Menor exatidão na identificação ao perigo (vapores químicos x cargas excessivas de trabalho). Avaliar riscos.
- Demora na manifestação dos efeitos (queimadura x