Resumos de hep
Charles Bonnet também é o primeiro a empregar, em francês, a palavra “psicologia”. Para além deste termo, também força toda uma série de palavras derivadas. “Psicómetro” ou “Psicofísica”.
1.1.2. – Um estudo naturalista da alma
Charles Bonnet, vai proceder à análise “genética” das faculdades psicológicas. Imagina uma “ficção” que “não será a natureza, mas terá o seu fundamento nesta”. Representa a si próprio uma estátua viva, colocada numa clareira, e analisa a maneira pela qual esta adquire as diversas sensações, começando pelas mais simples. Todavia diferente de Condillac, interessa-se pela “fisiologia” da estátua e pela maneira pela qual a “atmosfera odorífera”, composta de “corpúsculos” modifica as “fibras” que compõem a estátua. De acordo com Bonnet, convém “reflectir sobre o físico do nosso ser, visto ter tanta influência sobre todas as operações da alma”.
1.1 - Gall e a Frenologia
No começo do século XIX, o trabalho de Charles Bonnet é prosseguido por Gall, fundador da “frenologia”. Para os frenologistas, o funcionamento do espírito pode ser estudado a partir das suas bases materiais, orgânicas, e , por conseguinte, essencialmente a partir da configuração do cérebro, tal qual transparece das “bossas” do crânio.
1.2.1. – Gall anatomista e fisiologista
Franz Joseph Gall (1758-1828) médico austríaco cujos cursos foram proibidos em Viena devido ao seu materialismo, viaja pela europa e estabelece-se em Paris, onde tem um grande êxito mundano, mas também, científico. Entre 1810 e 1819, em colaboração com J.G. Spurzheim para os dois primeiros volumes, Gall publica a sua obra magna anatomie et physiologie du systéme nerveux em général et du cerveau en particulier. Em 1825, publica, em seis tomos, uma obra mais filosófica, Sobre as funções do cérebro e sobre as de cada uma das suas partes em que expõe a sua “organologia, ou