Resumos de Filosofia 11ºano
* Distinguir lógica formal de lógica informal/ demonstração de argumentação.
A lógica formal estuda a validade dedutiva dos argumentos determinada a partir da sua forma lógica e não o conteúdo dos argumentos. Estuda exclusivamente argumentos dedutivos formais – os únicos cuja validade ou invalidade pode ser explicada exclusivamente pela sua lógica ou forma lógica das suas proposições.
A lógica informal estuda os aspetos lógicos da argumentação que não dependem exclusivamente da sua forma lógia mas também do seu conteúdo.
Quadro síntese: Demonstração
Argumentação
Campo de aplicação
Ciências Lógico-dedutivas
Ciências sociais e humanas
Ponto de Partida
Proposições indiscutíveis
Proposições discutíveis
Tipo de Lógica
Formal, Bivalente, Constringente
Informal, Polivalente, Flexível
Tipo de linguagem
Simbólica
Natural
Relação ao contexto
Independente do contexto
Contextualizada
Relação ao auditório
Impessoal
Pessoal * Explicar o papel fundamental do auditório na argumentação.
O grande objectivo de todo o discurso argumentativo é provocar a adesão de um auditório (o conjunto de indivíduos que o emissor pretende influenciar por meio da sua argumentação).
O discurso é sempre feito em função de um auditório composto por indivíduos todos diferentes entre si. O emissor, antes de elaborar a sua argumentação tem que construir do mesmo uma dada representação ideal tentando prever a sua adesão aos argumentos que irão ser expostos.
Nem todos os argumentos provocarão certamente a mesma adesão. Cada auditório requer, pois, da parte do emissor, uma estratégia argumentativa própria, de forma a apresentar nos momentos certos os argumentos mais ajustados. Um auditório particular é muito distinto de um auditório universal. Cada um exige um discurso próprio para que este possa ser persuasivo.
* Clarificar os conceitos aristotélicos de ethos, pathos e logos.
O Ethos diz respeito ao carácter do orador, que se for íntegro, honesto e responsável