Resumos de filme ( hora complementar)
Nenhum a menos conta a história de uma professora que para ganhar um valor irrisório tem que manter os alunos na sala de aula, mas ela não tem didática e é muito tímida. O tema principal do filme é evasão escolar, no qual um dos alunos necessita sair da escola para trabalhar na cidade grande.
A professora começa uma jornada de busca deste aluno , desesperada, enfrentando problemas como a fome e a falta de informações do garoto , só irá encontrea-lo após anuncio na tv.
Nenhum, a menos trata da questão da desigualdade social entre a zona rural e a cidade, onde a oportunidade para a educação é totalmente diferente conforme cada realidade, isso incluí a infra-estrutura e a preparação do professor. O individualismo urbano em contraposição do coletivismo do campo também são retratados nesta bela produção cinematográfica. o jarro
O filme traz questões econômicas e sociais. A história mostra uma realidade de vida muito difícil e sofrida, no deserto do Irã, na década de 1990.
As comunidades viviam em conflito em todo o tempo, pois mulheres eram sempre discriminadas, e defendiam muito seus filhos.
Na escola o bem mais precioso era o “jarro”, objeto onde se colocava a água para saciar a sede dos alunos, porém em certo dia esse jarro foi quebrado, gerando muitas brigas entre a comunidade e a escola.
Um professor pediu para que os alunos levassem para a escola ovos e cinza para que pudessem concertar o jarro, e a partir daí deu oportunidade para os alunos usarem a imaginação, desenhando o que quisessem na casca dos ovos.
Porém a ideia não deu certo assim, foi necessário arrecadar dinheiro entre a comunidade para comprar um jarro novo. O mais interessante é que quem arrecadou o dinheiro para comprar o jarro, foi uma mulher, figura tão discriminada em sua comunidade , pois ela era tão pobre , e os moradores não acreditavam que o dinheiro arrecadado seria realmente utilizado na compra do jarro, porém quando todos estavam reunidos em frente à escola,