resumos das webaulas de gestão de pessoas da unopar 2015
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se ratifica na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais, como a psicologia etc. Ela estuda três causadores do comportamento das organizações: os indivíduos, os grupos e estrutura. Em outras palavras ele estuda o que os indivíduos fazem nas empresas e como tal comportamento compromete sua performance. Atualmente é necessário possuir além das habilidades administrativas (P.O.D.C) as habilidades humanas e relacionais.
O comportamento individual - refere-se às reações do indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.
O comportamento grupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.
o comportamento organizacional- refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.
Existem três razões básicas que motivam o comportamento: a percepção, as atitudes e mecanismos de defesa, ou seja, o comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo ou causa externa, do ambiente .Assim, a motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas.
O Comportamento Organizacional está diretamente ligado a cultura organizacional. A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças que predomina na organização e que define a missão, visão e objetivos da organização.
A cultura organizacional pode ser renovada, revigorada ou mudada, de acordo com as alterações sofridas pelos seus componentes ou ainda por influências externas.
Cultura oficial : é explícita e contida nos valores e ideal estabelecidos pela alta administração, os quais podem ser compatíveis ou destoar com o praticado.
Cultura real : é implícita, é diferente e mais forte que a cultura oficial da organização,