Resumos biologia
Arquivos que relatam a história da Terra
Rochas Sedimentares
Formam-se:
– Pela deposição de partículas que resultaram da erosão de rochas preexistentes;
– Pela deposição de materiais que resultaram da actividade dos seres vivos;
– Pela precipitação de substâncias em solução.
Formam-se à superfície, resultam da deposição, afundimento e litificação de detritos de outras rochas.
Ex: Arenito, Calcário, Areia, Conglomerado, Gnaisse, Antracite.
* Sedimentogénese: Conjunto de processos que intervêm na formação de sedimentos. Inclui a formação de materiais a partir de rochas preexistentes, ou de restos de seres vivos, o seu transporte (origem de sedimentos). * Diagénese: Consiste nas mudanças ou transformações, químicas, físicas e biológicas, sofridas por um sedimento. Após a sua deposição para se transformar em rocha sedimentar. Inclui: compactação e a cimentação.
Meteorização: Sofre fenómenos de degradação de sedimentos, alterações das rochas por acção de agentes externos (água, ar, vento, variações térmicas, seres vivos, etc.) A meteorização pode ser física, havendo degradação mecânica das rochas, ou química havendo transformações dos minerais noutros, mais estáveis face às novas condições ambientais em que se encontram.
Erosão: Desgaste de rochas; remoção pela água, pelo vento ou pelo gelo dos materiais resultantes da meteorização das rochas.
Agentes da meteorização física: * Efeito de congelação da água nos interstícios e poros da rocha; * Actividade biológica (líquenes, crescimento de raízes, escavação de galerias) * Descompressão à superfície, expansão e fractura do material rochoso aflorado; * Acção mecânica da água e do vento por projecção de detritos sobre a rocha; * Dilatações e contracções térmicas diferenciadas nos diferentes materiais;
Agentes da meteorização química: * Instabilidade da estrutura dos materiais gerados em profundidade; * Remoção ou introdução de elementos químicos na sua