resumoresumo sobre doença falciforme
347 palavras
2 páginas
Referencia: Santos, Ana Rita Ribeiro dos; Miyazaki Maria Cristina de Oliveira, Grupo de sala de espera em ambulatório de doença falciforme, Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 1999/6, v.1, ed.1, p. 41-48.Resumo
A doença falciforme é uma doença hereditária de origem africana e de grande prevalência no Brasil, tendo uma predominação maior entre negros e pardos devido à imigração ocorrida e em brancos também, estima-se o nascimento de 700-1000 novos casos anuais no país (A.A.P.1996). A doença falciforme é caracterizada por uma má formação em uma das células do sangue denominada hemoglobina. Essa célula passa por uma mutação do gene da globina beta da hemoglobina, alterando uma forma anormal da doença, dando o aspecto de foice; daí o nome falciforme. O diagnostico se da pelo teste do pezinho.
A doença falciforme traz inúmeras complicações como anemia crônica, comprometimento de alguns órgãos e tecidos, vários episódios de crises dolorosas seguido de infecção, além disso, esses portadores tem aparência amarelada nos olhos e pele devido à icterícia, e retardo do crescimento. É uma doença que tem tratamento quando diagnosticado, e o controle segue com várias equipes multidisciplinares.
A criança desde muito sedo tem de lidar com as complicações desta patologia, com isso, o portador tem um numero considerável para desenvolve depressão e problemas psicológicos, devido ao seu problema de ajustamento e adaptação com a doença. A principal causa desencadeante da depressão, ansiedade e outros fatores como o medo, são as intensas crises de falcização, e varias internações, mas não é só isso, esses portadores apresenta autoestima baixa, relacionada à sua autoimagem como atraso no desenvolvimento físico e sexual.
A interação com o ambiente é às vezes muito limitador para a criança e o adolescente levando ao isolamento, e afastamento do seu meio social. Segundo o autor “competência social é considerada uma construção multidimensional envolvendo