Resumo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Entende-se por Sistema de Produção como sendo conjunto de atividades e operações interelacionadas envolvidas na produção de bens (caso de indústrias) ou serviços.
É a maneira pela qual organiza-se a produção de bens e serviços, com características diferentes de volume e variedade.
A empresa – como um macrossistema – envolve vários sistemas em seu interior. Cada empresa adota um sistema de produção para realizar suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível, garantindo com isso sua eficiência e eficácia.
O sistema de produção não funciona no vazio, isoladamente. Ele sofre influências, de dentro e de fora da empresa, que podem afetar seu desempenho. Em outras palavras, ele sofre a influência de um ambiente externo e de um ambiente interno.
Para que a produção aconteça, as entradas e insumos provenientes dos fornecedores ingressam no sistema de produção através do almoxarifado, sendo ali estocados até sua eventual utilização pela produção. A produção processa e transforma os materiais e matérias-primas em produtos acabados, os quais são estocados no depósito até sua entrega aos clientes e consumidores. A interdependência entre almoxarifado, a produção e o depósito é muito estreita, fazendo com que qualquer alteração em um deles provoque influências sobre os demais.
Para que o sistema de produção funcione bem, torna-se necessário ajustar e balancear os três subsistemas entre si. Eles devem funcionar no mesmo compasso, obedecendo ao ritmo. Um gerenciamento e monitoramento de todas as atividades envolvidas nestas relações é necessário e executável por um planejamento e controle de produção.
Existem três tipos de sistemas de produção: produção sob encomenda, produção em lotes e produção contínua. Cada um desses tipos de sistema de produção apresenta um processo de produção peculiar.
SISTEMA DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
É o sistema de produção que se baseia na encomenda ou no pedido de um ou