Resumo
Breve resumo:
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Prof. Dr. Chico Correia
Mestrado em Administração - Área: Estratégia Empresarial
Disciplina: TGA/TO
Universidade de Fortaleza - Ce
Thomas Friedman norteia a temática da globalização, onde é comentador de política internacional. Diz-nos que a globalização ao contrário do que é dito inúmeras vezes revela-se numa extraordinária oportunidade , sobretudo para os mais pobres.
" A globalização não gera mais pobreza e injustiça. Pelo contrário, ela facilita a vida aos pobres que queiram concorrer em mercado aberto", gente... será??? tenho minhas dúvidas, visse?
O autor, defende que o mundo está a ficar cada vez mais igualitário e nivelado, concedendo países atrasados mais oportunidades para entrar em áreas onde antes lhes era impossível participar. ( - posso considerar que tivemos um grande evolução econômica, no entanto ainda não é bem assim/...).
Bem continuando a sinopse do livro.... Nos negócios, mas também na investigação, no desporto, na cultura, a globalização está a tornar o mundo mais justo, o tal mundo plano, brincando com a tese de Colombo, que o mundo é redondo.
A Índia e a China (principais protagonistas deste enredo, mas igualmente outras zonas), estão a ter grande sucesso na produção de produtos de baixa tecnologia, obrigando desta forma os ricos a subirem na escala produtiva, entrando em bens e serviços mais sofisticados.
Este processo acabará por por beneficiar a todos, criando mais riqueza e alargando imenso os mercados mundiais. Thomas Friedman, neste seu livro, conduz-nos por uma viagem estonteante pelos quatro cantos do mundo e por várias eras, para demonstrar que vivemos numa era de extraordinária em termos de oportunidades, sobretudo para os mais pobres.
Livro interessante sobre a globalização.
O Mundo é Plano—Uma História Breve do Século XXI, é um livro de 2005 escrito por Thomas Friedman editado em