Resumo
A )RESPIRAÇAO CELULAR :
1) GLICÓLISE : em condições anaeróbicas ( s/ participação de O2 )
- ocorre no hialoplasma ( citosol no citoplasma ) . Duas moléculas de ATP são utilizadas para ativar uma molécula de glicose e iniciar a reação (isso por meio de sua fosforilaçao).
Essa molécula ativada divide-se em duas moléculas com 3 carbonos (ácido pirúvico -C3H403 ou piruvato ) , sofrendo também duas desidrogenaçoes (perda de hidrogenios).
Esse processo leva a formaçao de quatro moléculas de ATP e duas de NADH (responsável pela captura dos hidrogenios e elétron ionizados).
Parte da energia da glicose é armazenada nessas moléculas , dando inicio ao processo de respiração .
SALDO FINAL DE ATP = A energia química liberada na quebra da glicose permite a sintese de 4 ATP maas o saldo é 2 , porque ocorre um gasto inicial de ATP para a ativação da glicose.
OBS : lembre-se que se formam 2 MOLECULAS DE AC. PIRUVICO .
2) CICLO DE KREBS OU CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO:
- ocorre na matriz mitocondrial . O piruvato entra na matriz e sofre uma descarboxilaçao de uma desidrogenaçao ( NAD captura ) , tranformando-se em uma acetila . ATENÇAO : essa é a fase preparatória , ou seja não conta como se fosse o ciclo de krebs .
O agrupamento acetila junta-se com uma coenzima-A , e forma a acetil-CoA (ela só entra para iniciar o ciclo ) e também com o ác. Oxaloacético .. essa junção de dois carbonos com quatro , respectivamente , gerará o ác. Cítrico (composto com 6 carbonos ).
Como é um ciclo , o ácido cítrico sofrerá de novo desidrogenaçoes e descarboxilaçoes regerando o ác. Oxalacético . Em cada volta do ciclo são geradas :
- 3 NADH
- 1 FADH2
- 2 moléculas de CO2
- 1 molécula de ATP
SALDO FINAL :
- 8 NADH ( 4 NAD , para 1 molécula de ác. Pirúvico , como são duas , então 8)
- 2 FADH
- 6 CO2
- 2 ATP
3) CADEIA RESPIRATÓRIA :
- ocorre na crista mitocondrial . O ác. Pirúvico vem da glicólise e os NAD’s vem do ciclo de