Resumo
ALUNOS:
TAMIRES CRUZ
RESUMO
TEORIA DA CONTINGÊNCIA ESTRUTURAL
Salvador Ba
Abril de 2013
ALUNOS:
TAMIRES CRUZ
RESUMO
TEORIA DA CONTINGÊNCIA ESTRUTURAL
Trabalho apresentado em comprimento das vigências da disciplina de Métodos do curso de Administração Geral da Faculdade Castro Alves. Orientador: Professora Aldenora Cristina Costa Lima.
Salvador Ba
Abril de 2013
TEORIA DA CONTIGENCIA ESTRUTURAL
Segundo o autor a teoria da contingência é a mais eclética e flexível das teorias, pois além de atentar para considerações das teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos da administração como: as tarefas, as pessoas, as estruturas, o ambiente e a tecnologia. Segundo ele, essa teoria aborda a tese de que não se atinge os objetivos seguindo apenas um modelo, diretrizes ou forma pré estabelecida, já que ela varia de acordo ao ambiente interno e externo da organização. Tudo é composto de variáveis sejam circunstanciais, ambientais, situacionais, tecnológico ou econômicas, essa teoria mantém seu foco especialmente no ambiente, sendo ele o fator principal na estrutura e no comportamento organizacional.
Em seu texto o autor conta de como surgiu a teoria Contingencial e salienta que foi a partir do momento em que emergiu a duvida se os princípios da teoria clássica estaria sendo utilizada nas organizações mais eficazes, percebeu-se então que elas mudam de acordo ao ambiente e que a divisão do trabalho e a especialização do operário, a ênfase de estrutura com a tradicional hierarquia de autoridade, e uma visão microscópica do homem, ou seja na sua opinião aquela administração mecânica já não fazia tanto efeito. Para ele essas pesquisas só confirmaram que o modelo teórico da contingencia sobre o modo como a estrutura muda a medida que as contingências mudam devido ao crescimento.
O autor utiliza as pesquisas de vários outros autores para explicar que a estrutura organizacional das grandes empresas foram