resumo
SUBSISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
Resumo apresentado ao curso superior em Tecnologia em Eventos, turma T01 do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, como requisito parcial para aprovação do componente curricular Turismo, Hospitalidade e Entretenimento.
Tutor: Profrº Biagio Avena
SALVADOR
2015
Beni (2003) a partir de seus estudos referente ao SISTUR defini o processo de distribuição como o conjunto de medidas tomadas objetivando levar o produto ou serviço do produtor ao consumidor. Para a comercialização do produto turístico o processo de distribuição, o qual consiste em assegurar o melhor método de venda possível dos serviços dependerá de como ocorre a definição dos produtos ou serviços turísticos ofertados, os valores que os correspondem e as técnicas de comunicação empregadas. Daí a relevância de se ter uma boa escolha entre as empresas encarregadas da distribuição, tendo em vista que este processo é um fator de decisão do consumidor. Schmoll (1974), afirma que o processo de distribuição está relacionado com três decisões básicas:
1. A escolha de métodos e canais de distribuição, esta baseia-se na impossibilidade de distribuição direta dos produtos turísticos. Com isso a organização deve escolher os canais mais apropriados para a distribuição, a qual poderá ser feita de três maneiras: de forma direta, por intermediadores ou a venda direta e com intermediário simultaneamente. O método escolhido pela empresa dependerá de quatro fatores, sendo eles: o grau de controle que ele deseja exercer sobre a distribuição e venda do serviço, a economia de cada uma das alternativas, a capacidade de adaptação e o hábito de compra dos clientes.
2. A organização da distribuição e das atividades de vendas, esta é distribuída e vendida a partir do método escolhido. Exemplo: se a empresa optar pelo método de distribuição e venda direta, ela deverá arcar com as despesas de viagem, de