Resumo
Sendo que essa formação ainda não é um direito. Para tentar acabar com a situação os Estados oferece vagas para curso de formação em tecnologia, assim ocorrerá investimento não só na formação inicial dos professores, mas também na continuada. Entretanto a demanda ainda é maior que a quantidade de vagas ofertadas.
Mas o foco central do texto é questionar se a formação continuada dos professores pode interferir no ensino/aprendizagem dos alunos, que no caso são jovem e adultos. E para esse questionamento é feito uma pesquisa com alguns professores e alunos.
Se concluiu do questionamento que não basta apenas a inserção da tecnologia, se não tiver estrutura adequada para a escola, os docentes e alunos utilizarem adequadamente as tecnologias para que assim ocorra a melhoria do ensino. Na opinião dos professores tem que “haver” mais investimentos em suas formações para que assim eles possam melhor utilizar as tecnologias oferecidas.
É de conhecimento geral dos professores que não adianta parar na formação inicial e os próprios percebem que necessitam ter uma formação continuada. Mas alguns professores sentem o medo de lidar com o novo e por isso até sentem medo de utilizar os novos equipamentos da escola.
A autora mostra ao final do texto que não adianta as escolas possuírem equipamentos de última geração, se a formação continuada dos professores não receber os investimentos adequados.