Resumo
-Formular hipoteses: toda pesquisa nasce de uma hipótese.
-Planejar Estudo: qual tipo de pesquisa, ambiente, como coletar dados.
- Coletar dados: Ir para o ambiente que deseja fazer a pesquisa.
-Analise de dados: interpretar o que coletou de dados.
-Disseminar os resultados: publicar o resultado (revista, sites, congressos)
Tipos de Pesquisa:
Experimental: Neste tipo de pesquisa o investigador analisa o problema, constrói suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado. A manipulação na quantidade e qualidade das variáveis proporciona o estudo da relação entre causas e efeitos de um determinado fenômeno, podendo-se controlar e avaliar os resultados dessas relações.
Correlacional: o pesquisador não influencia (ou tenta não influenciar) nenhuma variável, mas apenas as mede e procura por relações (correlações) entre elas.
Descritivo:
-Envolvem observar e regiistrar comportamentos para nalisa-los de modo sistemático e objetivo.
-Observação Naturalista: O observador não interfere na situação.
-Não pode ser feito em grande escala.
Metodos de Coleta de dados:
-Niveis sociais individuais comportamentais: Entrevistas ou observação do comportamento.
-Cognitivo Perceptivo: Avaliações indiretas (questionários ou instrumentos)
Os dados devem ser validados: Saber se um instrumento mede aquilo que se propoe a medir (Questionário para saber se a pessoa fica nervosa antes da prova não é valido para quem tem medo de voar)
Fidedignos: Pesquisa ser estável ao longo do tempo, dificil dizer que uma pesquisa de comportamento é fidedignia, porque a sociedade muda ao longo do tempo. (Se uma pessoa tem uma lesão hoje e outra teve a mesma lesão alguns anos atrás = fidedigno)
Exatos (livres de erros): exatidão dos dados, tem que ter uma relação exata entre causa ou efeito. Tem dois tipos de erros: Aleartório (quando o individuo responde sem comprometimento) e sistematico (erro na pesquisa, no metódo de