Resumo
A internacionalização de empresas já vem de muito tempo atrás. Há 5000 anos antes de Cristo na região Mesopotâmia onde existiu a primeira trocar entre grupos.
No século XVI já existia o comercio entre colônias da África e América e os países colonizadores europeus. Que com isso fez a Inglaterra a nação mais poderosa e mais rica, sendo um marco histórico para o inicio do que chamamos de internacionalização das empresas.
A partir do século XIX nos EUA iniciar o processo de expansão internacional. Surgindo o BIRD e o FMI em 1944. O FMI veio com o objetivo principal de estabilizar as taxas de cambio e ajudar na reconstrução do sistema internacional de pagamentos. Em seguida veio o GATT em 1947 regularizando as transações do sistema internacional de pagamentos, procurando melhorar as relações comerciais entre os Governos. Em 1970 surgiram as primeiras multinacionais.
No princípios de 1990, no Leste Europeu atraiu em aumento de interesse de empresas estrangeiras. Na década de 1990 também foi marcado pela alteração na forma de se pensar a estrutura econômica dos países e pela mudança nas relações entre nações.
O século 21 é caracterizado pela conectividade entre os povos e as organizações no mundo.Com finalidade de atingir objetivos econômicos , culturais ou políticos. Portanto interdependência crescente entre ambientes humanos e físicos, geograficamente distante. Trazendo uma significativa redução das barreiras de comercio por meio da criação de acordos como o Tratado Norte- Americano de livre comercio , Nafta e o Mercosul. Hoje é caracterizado por uma certa ambiguidade.
Por motivos do ambiente virtual, muitas empresas de pequeno e médio porte podem vencer as tradicionais barreiras á exportação ou á participação nos negócios internacionais.
O Brasil inicio a participação na década de 60 , com a indústria extrativista de recursos naturais e o baixo custo de mão de obra. Em 1871 e 1889 a politica brasileira se desenvolveu visando eliminar tensão. Os