resumo
Sociologia
(resumo)
Augusto Comte
Émile Durkheim
Max Weber
Karl Marx
Augusto Comte
Não podemos esquecer que Comte era matemático e possuia uma visão mais objetiva da sociedade.
Augusto Comte criou a teoria da Física Social.
Ele acreditava que a sociedade possuia um funcionamento semelhante ao de uma máquina (analogia mecânica).
Comte também acreditava que as sociedades evoluiam da mesma maneira. Para explicar tal evolução, ele criou a Lei dos
Três Estados e afirmava que as sociedades passavam por três estágios/estados diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo. Esse sociólogo também defendia a possibilidade de aplicar as leis das ciências naturais às ciências sociais (positivismo comtiano). De acordo com o pensamento de Comte, a sociedade se sobrepunha ao indivíduo, ou seja, este deveria ser compreendido
Émile Durkheim
Durkheim era seguidor de algumas ideias de Comte, e também foi considerado positivista, mas suas contribuições foram diferenciadas.
Durkheim também acreditava que a sociedade, com suas leis, era responsável pelas atitudes dos indivíduos, ou seja, aqui também permanecia a idéia de que a sociedade se soprepunha ao indivíduo.
Ex: Um indivíduo usa trajes sociais em festas de gala, porque a sociedade, através de suas normas e costumes sociais impõe essa conduta.
Ele desenvolveu a teoria do Fato Social e estabeleceu que os fatos sociais possuiam três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Durkheim também trabalhou com as noções de fato social normal e fato social patológico ( que fugia à normalidade). Émile Durkheim
Ele se preocupava com o bom funcionamento da sociedade e era chamado de funcionalista.
Ele defendia que a sociedade para funcionar bem, deveria ter suas instituições sociais (família, escola, igreja…) em bom funcionamento.
Quando essas instituições sociais estivessem em crise, a sociedade não estaria funcionando bem e estaria vivenciando o que ele chamava de anomia social.
Ex: em uma