Resumo
CULTURA DA CONVERGÊNCIA CAPÍTULO 2
ENTRANDO NO JOGO DE AMERICAN IDOL
Reality Shows como agentes integradores de velhas e novas mídias: união do meio clássico televisão com SMS e web. Marca o sucesso.
Em 2003, American Idol foi o reality show mais lucrativo de todos os tempos, com lucro estimado em mais de US$260 milhões. Em 2003, 20 milhões de telefonemas ou SMS por episódio. Na época, propagador do serviço de SMS, até então não, estourado‟ entre os indivíduos da nação americana. Um programa de televisão que ser(a), mas se estendem a músicas avulsas no iTunes, livros,turnês com a participação dos eliminados, DVD‟s com as temporadas completas, produções de longa metragens, entre outros. Hoje há uma crise na mídia americana, causada pelas transformações tecnológicas que conferem um poder muito maior ao fluxo midiático do consumidor. Com isso, surge a definição de “economia afetiva”: novo discurso do marketing que procura entender os fundamentos emocionais das tomadas de decisão de audiência. Hoje, os fãs tem visto no ar programas que refletem seus gostos e interesses, justamente por esta programação estar sendo feita com base em elementos que maximizem a atração sobre os fãs. Mas, deve-se tomar cuidado: se dá liberdade para o espectador,mas estes devem sempre contar que seus votos e participações foram levados em conta.
Nos meios de comunicação como a TV, TiVo, web, DVDs,houve um grande colapso na fidelidade do espectador diminuindo mais ainda a função da métrica estabelecida. Agora inicia-se um movimento contrário, onde o consumidor busca consumir propaganda, e não vice-versa.
”. A realidade vem se transformando, e J. Heyer apresenta o que considera sua "estratégia de convergência‟ uma colaboração em maior volume entre os fornecedores de conteúdos e patrocinadores, para que assim se molde um pacote total de entretenimento. O foco fica em segundo plano, enquanto o „por que, onde e como‟ são estrelas principais só como uma organização como essa para