Resumo
BERÊ 76
Aula 1
Definição de custos de produção
Custo de produção
O primeiro passo é conhecer o custo de produção, quando é gasto na produção da arroba do boi gordo (ou do bezerro desmamado).
Receita – custos = margens
Para sua produção ser eficiente seu custo de produção deve ser menor que o preço de mercado (para obter lucro), e para sua produção ser competitiva seu custo de produção deve ser menor que dos seus concorrentes, seja o mercado externo ou seu vizinho.
Composição dos custos
Desembolsos: também chamados despesas ou gastos, correspondem a todos pagamentos de itens que são totalmente consumidos ao longo de um ciclo de produção (ano pecuário). Nesse custo está incluso a ração, sementes, sêmen, vermífugo, vacinas, contador, sal mineral, combustível, mão-de-obra, aceiro de cerca, etc.
Depreciações: correspondem ao custo daqueles itens que tem um longa vida e que são desgastados com o passar do tempo. Neste custo está incluso cercas, pastagens, casas, galpões, bebedouros, maquinário, curral, cavalos, etc.
Pró-labore: é o salário do produtor.
Custo da terra: é um “custo” polêmico, teoricamente seria calculado os juros sobre valor da terra nua, porém se adicionar esse custo nenhum empreendimento agropecuário dará lucro. O que deve ser considerado é se está valendo mais a pena produzir o gado ou arrendar a pastagem.
Custo capital: é representado pelos juros que você receberia caso vende-se tudo e colocasse no banco.
Desembolso, depreciação e pró-labore representam o custo operacional, já o custo da terra e custo capital representam o custo de oportunidade. O custo operacional e o custo de oportunidade representam o custo total. O problema é que normalmente o produtor só enxerga o desembolso, e por isso ele não consegue o lucro esperado.
Outras classificações de custos
Custos fixos: são aqueles custos que independente da produção permanecem os mesmos, representam pastagens, maquinário, mão-de-obra, impostos, etc. São quase