resumo
Sabe-se que a atividade da leitura requer estratégias socio-cognitivas, que significa que os leitores realizam simultaneamente varios passos interpretativos simultaneos diante de um texto. Para koch existe 3 grandes sistemas de conhecimentos que interage com a leitura:
Conhecimento liguístico
Abrange o conhecimento gramatical lexical, que permite a organização liguistica na superfície textual com o uso dos meios coesivos para efetuar a remissão ou sequenciação textual.
Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo
Abrange ao conhecimento do leitor a cerca dos acontecimentos gerais sobre o mundo, relativos a sua vivência pessoal.
Conhecimento interacional
Refere-se a formas de interação por meio da linguagem e engloba conhecimentos:
Ilocucionais, que permite reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto.
Comunicacional, que permite a quantidade de informação necessária numa situação comunicativa concreta.
Metacomunicativo, ações do locutor que asseguram a compreensão
''As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a