Resumo
Temos dois fatores determinantes para adquirir as personalidades, genética e a personalidade cultural. Mais ao mesmo tempo existe quatro teorias que são mais aceitas. “A teoria dos traços” defende a idéia de que possuímos pares de opostos, se tratando de características de personalidade, mas que um deles será o traço dominante. Por exemplo, todos nós temos introversão e extroversão e um destes dois traços prevalecerá conforme o papel desempenhado na fase de nossa vida e até na relação com as demais pessoas.
“Teoria Psicodinâmica” é totalmente aplicada sobre os trabalhos do psicanálise Sigmund Freud que utiliza o inconsciente humano como ponto fundamental, utilizando o três elementos, o id é o mais primitivo, a fontes dos instintos e impulsos e que de certa forma opera sem censura, o superego nos chamamos de consciência é oque define se devemos ou não fazer, e o ego serve para gerenciar o conflito entre o id e o superego. Neste meio o ego busca na psicologia o que chamamos de solução de compromisso, que seria certos ajustes que leva o individuo a estabelecer mecanismo de defesa. O foco da teoria da psicodinâmica esta sobre a influência do inconsciente do comportamento humano.
“Teoria Humanista” Carl Rogers e Abraham Maslow acreditam que o homem possui um impulso interno, permitindo que realize tudo que tem condições de fazer, sendo aprimorada sempre que tiver condições. Exemplo: tomar atitudes sem ser pedido por alguém.
“ABORDAGEM INTEGRATIVA” Os pesquisadores vem buscando uma visão mais completa pra compreender melhor a personalidade, que é uma associação de emoções, percepção, atitudes expectativas e sonhos. A partir destas características da personalidade foi exigido um estudo mais aprofundado para entendermos o real impacto sobre o comportamento. A abordagem integrativa foca que a pessoa cria um comportamento para cada situação.
Melhor Compreendendo as teorias da personalidade e sua aplicação na organização
Carl Jung foi sucessor de Freud