resumo
Ensino Médio, 3ª Série
TÓPICO 9
INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM
MASSA
COMPONENTE CURRICULAR, 3ª Série
Tópico nº 9 : INFLUÊNCIA DS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA
INTRODUÇÃO
.
Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes. Na comunicação em pequena escala e na comunicação de massa, o ser humano começou a lidar com utensílios para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens. A tecnologia se tornou aliada de tal comunicação humana, além de passar a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento.
Os meios de comunicação de massa mais comuns são: televisão, rádio, revistas, internet e livros, tendo como principal função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos (1).
COMUNICAÇÃO, PODER E DEPENDÊNCIA
O crescimento da difusão industrial da informação, a partir do século XIX, transformou os meios de comunicação de massa em empresas que buscam o lucro como as demais que atuam na iniciativa privada. O perigo da questão reside no luto de que a informação não pode - pelo menos não poderia - ser tratada como um mero produto de consumo, visto que pode influenciar decisivamente no modo de agir e pensar das pessoas, sobretudo em culturas incipientes e frágeis quanto às do Brasil.
Todavia, para fazer frente à ideia da informação como um mero bem de consumo, surgiram alternativas dentro de alguns segmentos organizados da sociedade na