resumo
Joscivan Michel da costa monteiro
RESUMO
O livro nos leva a questionamentos como: Até que ponto as atividades que são desenvolvidas para as crianças pequenas estão contribuindo com a sua formação. Será que nossas propostas têm sido estimuladoras do potencial que a criança traz. É importante refletir se nossas práticas pedagógicas têm sido de cunho mais assistencial do que de formação das crianças.
O texto pretende contribuir com os professores de educação física, para uma compreensão de aspectos que envolvem o desenvolvimento da criança, a corporeidade associada à criatividade, a importância da motricidade, do jogo e do aspecto lúdico nas atividades, o seu uso pedagógico e metodológico para uma melhor contribuição para o componente curricular onde está inserido está área, valorizando e interpretando a cultura do corpo, e principalmente a necessidade de exploração dos movimentos nessa fase da vida, tornando-se uma disciplina que mesmo sendo obrigatória, possa ajudar assim como as demais, na transformação da criança, contribuindo para sua aquisição de conhecimento e a preparação visando o convívio em comunidade.
Apesar do reconhecimento da Educação física de forma legal, não é o bastante para ser compreendido como uma expressão da cultura de um povo, nem como fundamental para a formação humana. Será que ela, tem atendido as exigências asseguradas em lei, como outros componentes curriculares. Esses questionamentos só poderiam ser respondidas a medida em que suas aulas foram sistemáticas, organizadas, facilitando sua aprendizagem e pratica de seus elementos. Contudo, para que tudo isso possa ser idealizadas tem que haver atitudes coerentes, e críticas daqueles que exercitam essa área. Promover conhecimento acerca de uma padronização organizada envolvendo de maneira central o aluno, promovendo um aprendizado reflexivo sobre as diferentes dimensões da cultura humana.
Para a compreensão