resumo
A Membrana Plasmática
É o envoltório flexível e extremamente fino que reveste todas as células.
- Composição e Estrutura da membrana
É composta por lipídios e proteínas, tendo como principal os fosfolipídios. Também pode-se encontrar carboidratos ligados as proteínas e aos lipídios.
As moléculas de fosfolipídios movem-se livremente, dando a membrana mais elasticidade, flexibilidade e regeneração.
As proteínas encontradas na membrana podem ser classificadas em dois grupos:
- Proteína transmembrana que atravessa a bicamada lipídica de lado a lado
- Proteína periférica que não atravessa a bicamada lipídica.
- Funções Reconhecimento de substancias: Na membrana plasmática existem proteínas receptoras que reconhecem determinadas substancias no meio extracelular, cada uma delas interage com diferentes ligantes como um mecanismo de chave-fechadura. Transporte de substancias: A célula troca de substancias com o meio continuamente. Substancias fundamentais para a sobrevivência como o oxigênio, aminoácidos e glicose devem passar do meio externo para o interior celular. Da mesma maneira, a célula produz substancias que devem ser eliminadas, como o gás carbônico.
Permeabilidade seletiva
Ao mesmo tempo que atua como uma barreira entre a célula e o meio, a membrana plasmática também permite a passagem de substancias para dentro ou para fora da célula. A propriedade da membrana de selecionar algumas substancias que a atravessam é chamada de permeabilidade seletiva.
Transporte por processos passivos
- Difusão simples
A difusão ocorre sempre da região onde há maior concentração de soluto em direção a região de menor concentração, ou seja, ela ocorre a favor do gradiente de concentração. Esse processo faz com que o gradiente de concentração diminua à medida que o soluto se difunde da região de maior concentração para a região de menor concentração, até atingir uma distribuição homogênea. Para que