resumo
As vantagens da arbitragem Internacional residem na neutralidade da decisão e e que evita a lentidão dos procedimentos judiciais. As partes envolvidads na arbitragem escolhem os métodos que serão utilizados para garantir uma confiabilidade, uma vez que é extremamente relevante guardar os segredos das indústrias de negócios. As mesmas partes escolhem os mecanismos de solução e os pontos a serem tratados pela arbitragem e somente a parte escolhida pelas partes que pode ser arbitrada.
A homologação de setença arbitral serve para averiguar a validade do procedimento decidido pela arbitragem, tendo em conta que caso as partes não cumpram o acordo estabelecido pela arbitragem a decisão dela será considerada nula mas a decisão em si não poderá ser contestada. Tendo assim, a parte insatisfeita com a decisão, tem como a melhor forma de contestação alegar a nulidade do procedimento arbitral.
Com o crescimento do instituto de arbitragem várias empresas privadas internacionais ligadas a este meio criaram um conjunto de regras para facilitar a prática deste processo. Um exemplo são as leis criadas pela UNCITRAL (United Nations Comission on International Trade Law).