resumo
Dentre as diversas definições de Extensão Rural, esta pode ser concebida como um serviço de assessoramento a agricultores, suas famílias, seus grupos e organizações, nos campos da tecnologia da produção agropecuária, administração rural, educação alimentar, educação sanitária, educação ecológica, associativismo e ação comunitária (FIGUEIREDO, 1984).
A Extensão Rural é considerada a partir de dois componentes: comunicação e educação. A dimensão comunicacional é tida como um processo dinâmico que consiste em levar ao produtor rural informações úteis e relevantes para seu aprendizado, de acordo com o seu campo de interesse. A dimensão educacional visa a ajudar o produtor rural a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes para utilizar com eficiência essas informações. Dessa forma, a extensão rural se confunde com a educação não formal, tendo por objetivo final melhorar o nível de vida de seu público-alvo (SWANSONE e CLEAR, citados por ALMEIDA, 1989, p.9).
Extensão rural, por CAPORAL (2003), é definida como uma deliberada intervenção, de natureza pública ou privada, em um espaço rural dado realizada por agentes externos ou por indivíduos do próprio meio, orientando à realização de mudanças no processo produtivo agrosilvopastoril, ou em outros processos socioculturais e econômicos inerentes ao modo de vida da população rural implicada.
AS FINALIDADES DA EXTENSÃO RURAL
Melhorar as condições econômicas e sociais da população rural.
Aplicar os conhecimentos da ciência e a pesquisa aos problemas do agricultor e sua família.
Trocar conhecimentos com a população rural para a melhoria do seu nível de vida.
Estimular os processos de mudanças da população rural, nos campos técnico, econômico e social.
Preparar um dispositivo de disparo, que coloque em ação as aspirações e as capacidades das pessoas para o desenvolvimento.
Criar uma reação em cadeia que resulte em melhores condições de vida e de trabalho para a população rural.