Resumo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RENAN DA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
São Luís
2012
O texto trata sobre o aumento do poder aquisitivo por parte das classes sociais C e D (principalmente a classe C onde as rendas mensais variam entre R$ 1.200 e R$ 5.174, devido ao aumento do produto interno bruto (PIB), além do surgimento de novos empregos e aumentos salariais. Crescimento esse responsável por gerar um ciclo entre seus integrantes, como no caso da ortodontista Cecilia Kehdi, que, devido ao aumento de pessoas à procura de cuidar da saúde bucal, a mesma, oferecendo seu trabalho, conseguiu comprar uma piscina da fabricante iGUi, que por sua vez teve suas vendas dobradas entre 2005 e 2011, favorecendo um dos diretores da empresa, Bruno Zanetti, fazer seu primeiro cruzeiro marítimo.
Essa situação de crescimento surpreende, pois contradiz com o ambiente de retração mundial vivida atualmente.
O plano real foi de fato extremamente relevante na inclusão das classe C, D e E como consumidores, contribuindo também na diminuição da inflação favorecendo o planejamento das donas de casa sobre as compras e nas pesquisas dos preços dos produtos, favorecendo o empreendedorismo no mercado financeiro, transformando essa época na “década da estabilidade”. Os bens de consumo duráveis, como celular, eletrodomésticos ou carro, tiveram seu auge de aquisição nos anos 2000, devido a agressiva participação chinesa no mercado mundial, sem esquecer da facilidade de crédito.
O aumento na venda das máquinas de lavar roupa chegam a 44% em 2009, o turismo também aumentou consideravelmente graças a CVC e a empresa aérea Gol, oferecendo pacotes de baixo custo. Sequencialmente houve o aumento na busca de um ensino superior de qualidade, tornando-se um dos setores mais procurados junto com o mercado imobiliário mostrando a preocupação com a formação profissional, assim com o na aquisição do