RESUMO
Eventos: Aulas 1 e 2 – resumo
Aspectos históricos - A atividade Eventos teve suas origens na Antiguidade, com os Jogos Olímpicos de 776 a.C. Estes jogos foram nomeados em homenagem a cidade de Olímpia, onde ocorriam, e incluíam atividades principalmente esportivas, mas também haviam competições de música e poesia. Posteriormente, outros tipos de eventos foram acontecendo e atravessaram diversos períodos da história da civilização humana, atingindo nossos dias. Nessa trajetória, os eventos foram adquirindo características econômicas, históricas, sociais e políticas das sociedades representativas de cada época.
Conceito e organização - Os eventos como todas as atividades de comunicação, devem ser planejados em sua estrutura e em seu conceito. Dificilmente aparecem isoladamente, sempre fazem parte de outras ações de comunicação da empresa.
Há uma grande relação de eventos que uma empresa pode realizar, como por exemplo: feiras, exposições, seminários, convenções, desfiles, shows, congressos, lançamentos de produtos, gincanas, campeonatos, entre outros.
Devem ser organizados por meio de:
Pesquisa,
Planejamento,
Organização,
Coordenação,
Controle e
Implantação de um projeto – com intuito de: Atingir seu público alvo com medidas concretas e resultados projetados.
O evento aproxima as pessoas, promove o diálogo, mexe com as emoções. É um excelente recurso da comunicação porque alia ao mesmo tempo, a comunicação oral, escrita e aproximativa.
Atualmente os eventos são mais essenciais à nossa cultura. O tempo de lazer maior e a maneira mais cuidadosa de gastar levaram à proliferação de eventos públicos.
Os governos hoje apoiam e promovem eventos como parte de suas estratégias para o desenvolvimento econômico, crescimento da nação.
Classificação - A classificação por características estruturais permite, para Britto e Fontes (2002) uma subdivisão em três aspectos: Pelo porte. Pela data.
Pelo perfil do público-alvo.
As