Resumo
Todavia, conforme o autor, a filosofia deveria ser tratada como literatura, mas não como fundo, ou seja, na sua essência, mas tão somente em sua forma, pois suas questões refletem os interesses e aspirações humanas que devem ser atendidos e não frustrados pela ausência de rumo daqueles que se ocupam do assunto. . A filosofia é conhecimento, que de certa forma se ocupa dos mesmos objetos que as ciências em geral, portanto, a filosofia não pode ser um prolongamento da ciência, mesmo porque se o objeto da filosofia fosse identicamente o mesmo que o das ciências, não haveria razão para a existência da mesma. .
A ciência é um conhecimento sistematizado sobre um determinado experimento empírico da realidade e a filosofia é o conhecimento do conhecimento.
Filosofia e ciência são diferentes embora quanto à perspectiva em que se colocam e ao método e estilo que adotam, se ocupou uma e outra da mesma realidade universal. A ciência ocupando-se com dados experimentais colhidos na consideração direta das feições e ocorrências da realidade. A filosofia como ideias, diríamos melhores conceitos ou representações mentais daquela realidade exterior carregada pela experiência. Assim temos de um lado