resumo
LUCIANA CRISTINA DE ANGELO MELO
RESENHA DO LIVRO: POR QUE ARTE? - EDUCAÇÃO
São Paulo
2014
Resenha do livro Porque Arte? – Educação
Desde cedo se inicia nas escolas a técnica do esquartejamento mental, onde devemos separar as emoções da razão. Somos criados para ser um ser pensante e não para demonstrar nossos sentimentos e ai que a arte entra porque e nela que podemos expressar o que se sente, o que se pensa nós leva a refletir.
Criada por Herbert Read em 1943 a expressão Arte-Educação que é na verdade uma educação com maior sensibilidade para com o mundo que cerca cada de nós.
Refletindo sobre adestramento e aprendizagem pode perceber que o adestramento esta ligado ao comportamento animal, o animal aprende ou adquiri um novo comportamento por questões de sobrevivência. Ele adapta-se a seu ou a um novo ambiente podendo fazer com que eles desenvolvam algumas habilidades que os ajudem a sobreviver.
Em relação aos seres humanos esse modelo de aprendizagem pode não ser integralmente aplicado, porque nós seres humanos estamos em outro nível de desenvolvimento do que os dos animais, nosso mundo vai além daquilo que está acessível aos nossos sentidos através de nossa consciência. O homem é produto de sua palavra, a diferença entre o homem e o animal e que é capaz de refletir e simbolizar as coisas através da palavra.
A linguagem é o meio pelo qual estruturamos e fundamentamos nossa existência na terra. E através da palavra que a vida humana comporta um sentido, sendo através dela que tudo no mundo possa a ter um sentido, um valor e significado. Procuramos nomear, conceituar ou explicitar simbolicamente nossas experiências e até mesmo compara-las.
A aprendizagem humana nós permite abstrair de nossas experiências um significado para enfrentar novas situações baseadas em experiências passadas, a aprendizagem se da por dois fatores, as vivencias que é o sentido, e as