Resumo
MAURÍCIO BACHAREL GÓIS
RESUMO
ELEMENTOS RELIGIOSOS NA FORMAÇÃO DA PEDAGOGIA MODERNA
Congonhas
2014
Maurício Bacharel Góis
RESUMO
Elementos Religiosos na Formação da Pedagogia Moderna
Resumo acadêmico apresentado à disciplina Português do 1º período do curso de licenciatura em Física no Instituto Federal de Minas Gerais campus Congonhas, visando a iniciação em textos acadêmicos.
Orientador: Rafael Batista Andrade
Congonhas
2014
O artigo “Elementos Religiosos na Formação da Pedagogia Moderna” vem propor a necessidade de distinção entre educação e pedagogia para a compreensão da realidade social.
O estudo da educação denota seu caráter permanente e geral de uma geração mais antiga no tempo que se faz presente hoje, influenciando as gerações que estão sendo formadas. A educação em si diz respeito às ações cotidianas dos indivíduos mesmo sem intenção, classificando os elementos do conhecimento educativo da sociedade em que estão inseridos.
O estudo da pedagogia já se pauta nas teorias educacionais ou maneiras de conceber a educação, uma ferramenta muitas vezes padronizada de auxílio ao educador.
Observando o desenvolvimento dos sistemas de educação percebemos que eles são dependentes da religião, organização política e desenvolvimento científico.
Dentre as concepções de mundo mais relevantes para a análise das teorias pedagógicas, destacam-se as quatro correntes de pensamento religioso, a saber, a jesuíta, oratoriana, jansenista e pietista, também duas correntes de pensamento laico, a pansofia e a filantropia.
Todas elas se relacionam chegando a se interpenetrarem no período compreendido entre o século XVI ao século XVIII.
Analisando um pouco as correntes de pensamento religioso pode-se descrever algumas de suas características principais:
Os jesuítas são identificados como uma ordem missionária de preservação e reafirmação da dogmática do catolicismo