Resumo
Unip
Resumo
Comunicação e Expressão
Leandro Porto de Oliveira
B54BGH-7
Enfermagem Prof.
São Paulo novembro/2012 As informações implícitas ( subentendidas ):
Subentendidas são as insinuações escondidas por trás de uma afirmação. O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante: ele é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde- se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer o que o ouvinte depreendeu. Logo, o subentendido, muitas vezes, serve para o falante se proteger diante de uma informação que quer transmitir para o ouvinte sem se comprometer com ela.
Implícito é algo que está envolvido naquele contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido, portanto, há textos em que nem tudo o que importa para a interpretação esta registrado. O que não foi escrito deve ser levado em consideração para que se possa verdadeiramente interpretar um texto.
Argumentação:
O jogo argumentativo é dinâmico, instável, não existindo o argumento correto e sim o argumento predominante. Sequer existe o argumento incorreto, mas apenas uma fundamentação deficiente.
Argumentar é oferecer razões para sustentar um ponto de vista, teste, ou conclusão. Argumentar é diferente de discutir, na medida em que a argumentação visa a convencer o adversário e não elimina- lo. O objetivo de todo o discurso argumentativo é modificar o comportamento do auditório, ou seja, provocar uma atitude ou crenças novas ou alterar atitudes ou crenças existentes.
O processo argumentativo consiste essencialmente em duas atividades, persuasão e refutação. Persuadir: é propor um ponto de vista ou posição e argumentar a favor dela, propondo razões que se julguem pertinentes.
Refutar: é atacar os argumentos do opositor. Consiste em apresentar contra argumentos.
Chamamos procedimentos argumentativos aos recursos adicionados pelo produtor do texto com vistas a levar o leitor a crer naquilo que