resumo
Conscientizar profissionais técnicos de sua responsabilidade ambiental e social tem sido o grande desafio na área de engenharia.
Formar o engenheiro com a responsabilidade de procurar soluções não focando apenas o custo/benefício (como no passado) para a empresa, mas sim soluções globais que beneficiem a sociedade, ou seja, soluções sustentáveis. Ao se tornar um agente social o engenheiro deixa de ser um técnico somente, este deve executar deu trabalho e direcionar seus projetos de maneira a buscar melhorias e estas devem estar em equilíbrio com o meio ambiente e acompanhados da responsabilidade social.
TEXTO II: TERMINOLOGIAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM COMPARATIVO NA ALEMANHA, BRASIL E ESTADOS UNIDOS
O texto mostra as diferentes definições de engenharia de produção entre Alemanha, Brasil e Estados Unidos.
Na Alemanha se caracteriza pela interface entre a Engenharia e a Economia.
O papel do engenheiro de produção é de um generalista, ou seja, parceiros dos especialistas, que deve unir diferentes conhecimentos e diversas formas de pensamentos.
A engenharia é interdisciplinar, incluindo o desenvolvimento, implantação, implementação, otimização e operações de sistemas com requisitos legais e regulamentares.
No Brasil a Engenharia de produção tem caráter global ou sistêmico e apresenta contribuição das ciências humanas.
Para Fleury et al., (2007), a Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os valores, a cultura e o ambiente. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e métodos de análise de Engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais