REsumo
O BALANÇO SOCIOECONÔMICO DA ERA VARGAS
GURUPI-TO, SETEMBRO DE 2013. CENTRO DE ENSINO MÉDIO BOM JESUS RAFAELA ALVES DIAS XAVIER
O BALANÇO SOCIOECONÔMICO DA ERA VARGAS
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de História sob a orientação do professor Valterlan Teixeira Araújo.
GURUPI-TO, SETEMBRO DE 2013
1 O INÍCIO
Pela primeira vez em 1930 chegava ao poder um grupo político cujos interesses não estavam diretamente vinculados aos setores agroexportadores, tornando possível um projeto de desenvolvimento econômico que transformou a industrialização em prioridade nacional. Vargas tentava se equilibrar entre as oligarquias tradicionais e os tenentes reformistas. Criou o conselho do café, inaugurando uma decidida política de controle da economia pelo Estado, seguindo-se a criação de vários outros institutos ou conselhos para disciplinar a produção e comercialização de produtos importantes para a balança comercial da época como: cacau, álcool, mate e açúcar. A crise internacional de 1929 atingiu em cheio a economia brasileira, diminuindo novas exportações, aumentando os estoques de café, e desvalorizando o preço do produto. Para conter as revoltas fascistas iniciadas com a crise, Getúlio apresentou um governo integralmente nacionalista, apoiado na classe popular, e adotando medidas que visavam a classe trabalhadora do período.
1.1 Governo Getulista Vargas desejava evitar o confronto com os plantadores de café, mas, mesmo assim teve que enfrentar a oposição paulista com a revolução constitucionalista