Resumo
A Fisiologia Vegetal é a parte da Biologia que estuda o funcionamento do organismo das plantas, que inclui: nutrição vegetal, o crescimento, ação dos hormônios vegetais e a floração. E nessa aula prática iremos ver o funcionamento da Ciclose, Plasmólise e Desplasmólise nas células vegetais. Para fazer a observação dos três fenômenos, utilizamos duas plantas sendo elas a Elodea canadensis na clicose, planta esta muito utilizada em aquários como ornamentação, de folhas finas quase transparentes. Para a observação da Plasmólise e Desplasmólise utilizamos a planta Rhoeo Discolor muito utilizada em jardins como ornamentação.
OBJETIVOS
O objetivo da primeira aula pratica da disciplina de Fisiologia Vegetal foi apresentar aos alunos do curso de agronomia o funcionamento da Ciclose nos vegetais, Plasmólise e Desplamólise a partir de experimentos efetuados no laboratório de Fisiologia Vegetal da UFRPE. Após a análise dos métodos realizados foi possível observar através do microscópio o movimento dos cloroplastos dentro das células vegetais no fenômeno da Ciclose com a foto ativação. Na Plasmólise usou-se uma solução de NaCl a 0,2 Molar para aumentar a quantidade de íons com esta solução hipertônica na célula efetuando a liberação da água através do vacúolo para o meio extracelular. Sendo a Desplasmólise o inverso no qual a água através de uma solução hipotônica faz com que a água volte ao meio intracelular.
MATERIAL E MÉTODOS
A aula foi dividida em duas partes. Uma para o método de observação da Ciclose e outra para o da Plasmólise e a Desplasmólise.
Parte I
Ciclose
Material:
Lâmina
Lamínula
Microscópio Óptico
Água
Elodea canadensis
Procedimento:
Para este experimento de observação coletamos uma folha de elodea canadensis, e a colocamos na lâmina com um pouco de água e posteriormente a lamínula em cima retirando-se todo o ar dentre as duas laminas. Após isso expomos ao sol por um breve período para a foto ativação das células